Linguagem

Atividades de associação

Olá pessoal, boa tarde!

Hoje trago para vocês mais algumas estratégias para serem utilizadas com pacientes que apresentam dificuldade de leitura e escrita, trocas fonéticas/fonológicas, que necessitam de estimulação cognitiva, estimulação tátil, ajuda para melhorar a coordenação motora entre outros inúmeros casos que poderão ser usadas essas atividades de associação.

A imagem acima está ilustrando a estratégia sendo utilizada para a atividade de procurar a letra igual a que esta na colher. Através desta estratégia podemos pedir para o paciente falar alguma palavra que inicie com esta letra, ou alguma palavra que tenha esta letra e, o que também é interessante é que nesta atividade também é trabalhada a coordenação motora fina através do movimento de pinça que é utilizada para segurar a colher.

Pensando nesta atividade, podemos montar uma palavra com as colheres e pedir para o paciente procurar cada letra desta palavra no pote com arroz e, até explorar um pouco mais e pedir para que ele faça o som de cada letra encontrada.

Já nesta atividade, a estratégia utilizada é de associação da letra com o nome da figura. Neste caso, podem ser utilizados alguns potes no qual, cada pote terá uma figura e, o paciente deve procurar no pote com arroz a letra inicial que corresponde a cada figura. Como também é demonstrado  na imagem abaixo.

Nossa, olhando estes exemplos já pensamos em inúmeras estratégias e ocasiões que podemos utilizar em nossas terapias não é mesmo? Essas atividades são tão simples mas podem ajudar muitos pacientes.

Espero que tenham gostado e que vocês utilizem estas ideias adaptando e explorando com os pacientes de vocês!

E não esqueçam! Temos post novo toda segunda, quarta e sexta-feira às 18:00 hrs do horário de Brasília, conto com vocês!!!

Fonte: http://www.reab.me/associacao-de-letras-no-arroz-terapeuta-ocupacional-e-fonoaudiologo-trabalhando-juntos-janeiroreab/ (editado)

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz