Linguagem

Atividades de estimulação para crianças dos 3 aos 5 anos

Olá pessoal, boa tarde!

Hoje trago à vocês algumas atividades para a estimulação das funções executivas de crianças dos 3 aos 5 anos de idade, com o intuito de mostrar que criança não precisa de brinquedos caros e sofisticados para se desenvolver adequadamente. Vocês vão ver que com brincadeiras simples se consegue grandes e significativos resultados!

Segundo estudos, nessa fase da infância as habilidades das funções executivas e de auto-regulação crescem em ritmo acelerado. Daí a importância de adaptar as atividades para as habilidades de cada criança e reduzir gradativamente a ajuda prestada para que ela vá ganhando autonomia, conseguindo resolver cada vez mais problemas sozinha. As crianças mais novas precisarão de mais apoio para aprender e lembrar regras e padrões em contrapartida as mais velhas conseguirão ser mais independentes.

A seguir, vamos ver algumas estratégias e demonstrativos de atividades que podemos realizar com o objetivo proposto.

Brinquedos:

Estimule as crianças a criarem seus próprios brinquedos

Desde muito pequenas, as crianças se divertem com os objetos que encontram pela casa. Por volta dos 3 anos elas já estão mais aptas a “transformar” os objetos, adaptando-os com o auxílio de um adulto, recortando, colando, pintando, etc. Pensando nisso, há vários materiais que se pode aproveitar para confeccionar brinquedos como por exemplo: caixas de papelão que se convertem em carros, navios pirata, trens, aviões, castelos, casas, camas, fogões… Com galhos, pedrinhas, areia e terra, criam-se incríveis cenários para brincar com bonecos e animais de brinquedo. Rolos de papel alumínio viram lunetas, foguetes e torres de castelos. Lençóis e toalhas velhas amarrados a cadeiras, grades ou hastes transformam-se em lindas cabanas onde as crianças podem passar horas brincando ou ouvindo histórias. A estratégia aqui é que você e a criança soltem a imaginação utilizando materiais encontrados em casa!

Pega varetas

Este jogo além de ser um bom treinamento para a coordenação motora fina, ele exercita as habilidades das funções executivas, é barato e tem regras muito simples e de fácil entendimento para as crianças. Para as mais velhas, pode ser criado regras mais “difíceis” como pegar apenas varetas de determinada cor ou pegar apenas uma quantidade x de varetas e assim por diante.

Quebra-cabeça

Os quebra-cabeças ajudam a desenvolver a capacidade de resolver problemas com apenas uma solução possível, treinam a memória de curto prazo e as capacidades cognitivas de comparar, analisar e sintetizar. Para crianças de 3 a 5 anos, o ideal é escolher um quebra-cabeça de 20 a 60 peças grandes ou médias. Se a criança tiver muita dificuldade, ajude-a dando dicas de como posicionar as peças. Já quando a criança apresentar uma certa facilidade para montar um determinado quebra-cabeça, providencie um novo e um pouco mais desafiador para gradativamente aumentar o nível de complexidade desta atividade.

Brincando com a Imaginação:

Quando uma criança brinca de bombeiro, de médico, de cozinheiro ou de professora, ela estabelece certas regras que orientarão sua conduta durante a encenação. Ao longo da brincadeira, ela busca seguir aquelas regras e inibe impulsos e atitudes que não se adequam ao papel desempenhado. Em geral, ela se inspira em adultos com que tem algum contato ou em personagens de livros, filmes ou desenhos. Ela atua como o médico examinando um paciente, dando uma injeção, prescrevendo medicamentos… O “doutor” fala com a segurança de um doutor, o doente age e fala como um doente, com a voz fraca, denotando certo medo. Para encarnar o papel de mãe, a menina imita a voz de sua própria mãe, seu linguajar e suas expressões faciais. Certa vez eu ouvi que crianças são como esponjas, elas absorvem tudo que esta ao seu redor e acabam imitando o que observam.

Por mais que crianças mais novas costumem brincar sozinhas, crianças com 3 anos ou mais já estão aprendendo a brincar com outras de maneira cooperativa, assim como a regular o comportamento delas. É comum vermos meninas(os) de 4 ou 5 anos corrigindo colegas mais novos que desrespeitam as regras de uma brincadeira ou que infringem normas estipuladas pelos adultos. A seguir será apresentado algumas dicas de como promover brincadeiras imaginativas mais frutuosas.

Faça viagens para o campo, para a praia, para as montanhas e leia muitas histórias

Em geral, o repertório das crianças pequenas é limitado, restringindo-se ao que observam à sua volta. Os pais devem, portanto, ajudá-las a preencher as lacunas deixadas por uma experiência de vida restrita. E como você pode fazer isso? Nutrindo-lhes com imagens ricas, alimentando seu imaginário. Coloque a criança em contato com as mais variadas belezas da natureza e com muitas situações e tipos de comportamento humano representados pelas boas histórias que a literatura nos proporciona. Ela irá se maravilhar com tudo isso e terá um repertório maior para as brincadeiras. Durante a leitura de histórias, use e abuse da entonação para fazer com que ela se sinta dentro da história e aflore ainda mais sua imaginação.

Disponibilize materiais para as brincadeiras

Crianças pequenas podem precisar de “muletas” nas brincadeiras imaginativas, que as ajudarão a ingressar na fantasia: um quadro negro para brincar de professora, espadas e um chapéu para brincar de pirata, um pano para o doutor enfaixar o braço do paciente, uma bolsa para o carteiro levar as correspondências e assim por diante. Não há necessidade de comprar nada para isto. Com o material que se tem em casa é possível inventar muita coisa! Reaproveitar objetos é uma ótima maneira de exercitar a flexibilidade cognitiva da criança já que ela pode fingir que uma escova de cabelo é um microfone, um pano qualquer é uma capa de herói, uma tampa de pote é um escudo e etc.

Contando e encenando histórias

Além de manter a prática da leitura em voz alta – fundamental para a alimentação do imaginário, o aumento de vocabulário e o contato com estruturas frasais mais complexas -, estimule a criança a recontar histórias que ouviu, a criar e contar as suas próprias e a fazer encenações. As crianças adoram! As primeiras histórias criadas costumam ser um encadeamento de eventos com alguma relação entre si, mas sem uma estrutura mais ampla. Com a prática – associada à escuta frequente de histórias -, elas irão desenvolver enredos mais complexos e organizados. Contando e recontando histórias, elas têm de armazenar e utilizar informações da memória de trabalho e usar a criatividade.

Incentive a criança a contar histórias para você

Escreva e leia posteriormente para a criança as histórias que ela criou sozinha ou com a sua participação. Também pode aproveitar e explorar ainda mais fazendo desenhos ou pinturas a partir da história criada e criar seus próprios livros de histórias. No caso de crianças que ainda não sabem ler e escrever, o adulto terá de escrever em seu lugar.

Crie histórias em grupo

Uma criança inicia contando uma história e as demais vão dando prosseguimento ao enredo. Para tanto, ela terá de prestar atenção ao que as outras pessoas dizem, esperar pela sua vez, refletir sobre possíveis reviravoltas e pensar em uma continuação para a história. É um desafio para a atenção, a memória de trabalho e o auto-controle. Esta atividade pode ser feita não só na escola mas também em casa, com a família, no qual os pais e os irmãos criam uma história juntos!

Proponha a encenação de histórias

Escolha uma história que a criança gosta muito, leia-a para ela e escreva no papel um resumo com as principais cenas em sequência. Junto com a criança, crie figurinos e adereços para incrementar a encenação. Isso ajuda a criança a empolgar-se com a atividade e a envolver-se com a história. No fim, vocês podem encenar para alguém tentar adivinhar qual é o nome da história que esta sendo contada.

Estas são algumas das inúmeras atividades que podem ser feitas de uma maneira simples mas que ajudam a criança em diversos aspectos do seu desenvolvimento.

Espero que tenham gostado e que este post tenha contribuído para vocês criarem novas ideias além destas apresentadas e, não esqueçam, toda segunda, quarta e sexta-feira às 18:00 horas tem post novinho para vocês!!!

Fonte: http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/atividades-para-estimular-as-funcoes-executivas-dos-3-aos-5-anos/?utm_source=facebook&utm_campaign=atividades_estimular_funcoes_executivas_3a5_anos&utm_medium=

post_blog_face (editado)

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