Linguagem

Atividades para estimulação de linguagem

Olá pessoal, boa tarde!

Hoje trago para vocês algumas atividades que podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades importantes na aquisição da linguagem podendo ser utilizados para pacientes autistas, com Síndrome de Down, com atraso de linguagem entre tantos outros. Pensando nisso, irei mostrar como cada uma das atividades poderá trazer benefícios para o desenvolvimento da linguagem dos pacientes.

  • Jogos que utilizem bolas: Desenvolvem a atenção conjunta e a atenção da criança aos comandos verbais. A dica é, durante a brincadeira realizar ordens simples como “Jogue a bola”, “Pegue a bola”, “Chuta”, “Cadê a bola?”.

  • Blocos e jogos de encaixe com material de plástico ou de madeira: Desenvolvem a atenção compartilhada, troca de turnos, atenção aos comandos verbais e vocabulário. A dica nesta atividade é nomear as cores durante a brincadeira, deixar que a criança escolha qual cor irá colocar, alternar a vez de colocar as peças dizendo “Agora é minha vez!” ou “Agora é a sua vez!”.

  • Brincadeira de contar 1,2,3 e … já: Esta atividade mantém a atenção para um estímulo verbal enquanto espera a ação, desenvolvendo a atenção à fala. Neste caso, a dica é dar preferência para ações corporais/motoras como: pular, jogar a bola, pular na cama, empurrar/jogar um carrinho, aviãozinho e, até mesmo brincar de esconde-esconde no qual a criança pode se esconder ou pode procurar.

  • Brincar de esconder objetos: Desenvolve atenção compartilhada, habilidade de jogo, habilidades auditivas. A dica é esconder objetos sonoros para que a criança encontre, ir mudando de lugar para manter a atenção da criança no mesmo estímulo, utilizar bichos de pelúcia e de borracha e ir nomeando, perguntando à criança “Onde está o sapo?”, “Cadê o pato?”, “Vamos procurar o ursinho?”.

  • Brincar com músicas: Desenvolve a atenção compartilhada, o vocabulário, as habilidades auditivas e trocas de turnos comunicativos. A dica é cantar a mesma música uma hora bem baixinho, outra hora mais forte, uma vez mais rápido, outra vez devagar. Associar a música a sensações corporais, por exemplo, quando canta  “A dona aranha subiu pela parede…” vai subindo os dedos pelo corpo da criança como se fosse a aranha ou cantar músicas que fale sobre as partes do corpo e ir apontando aonde ficam. Outra dica é trocar os personagens da música por outros, por exemplo, “O sapo não lava o pé”, trocar por “a Luisa não lava o pé”, “o cachorro não lava o pé”, lembrando de mudar também onde o personagem mora (no pasto, na lagoa etc…). Pode também sortear o bicho que vai usar na música, tirar de uma sacola, uma caixa ou outro recipiente. Já quando a criança diz alguma palavra ou aprendeu algum trecho da música aproveitar para deixar um espaço para que ela complete a música ou, perguntar a ela, “quem não lava o pé?”, “quem vai subir pela parede?”.

Então é isso pessoal, essas foram algumas ideias e dicas com a finalidade de estimular a linguagem das crianças através de brincadeiras tão simples, mas que tem uma grande importância e ganho para os nossos pequenos.

Fonte: https://lucianafariasfono.wordpress.com/2017/03/20/atividades-para-estimular-o-desenvolvimento-da-linguagem/ (editado)

Deixe um comentário

1 Comentário em "Atividades para estimulação de linguagem"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
wpDiscuz