Autismo Linguagem Síndrome de Down

Jogo do Caracol

Olá pessoal, boa tarde!

Hoje apresento para vocês o Jogo do Caracol. Este jogo é apenas uma ideia de estratégia que pode ser utilizada para pacientes com trocas na fala, dificuldades de leitura e escrita, atraso de linguagem, autismo entre outras dificuldades. O jogo tem como objetivo principal apropriar as letras do alfabeto enfatizando o valor sonoro na leitura de palavras com o apoio de imagens. Este desenho do caracol pode ser substituído pelo desenho de qualquer outro animal da sua preferência ou da preferência do seu paciente. O intuito aqui é reunir as imagens em um tabuleiro com o formato que você preferir para que a atividade fique mais lúdica para a criança.

Os materiais que você vai precisar para confeccionar este jogo são:

  • Cartolina
  • EVA
  • Latinha com fichas das palavras de A a Z ou com as palavras desejadas
  • Tabuleiro (caracol) com imagens de palavras em ordem alfabética ou com a ordem desejada

Como jogar:

  • Para pacientes com trocas na fala pode ser utilizado apenas figuras com o fonema alvo que esta sendo trabalhado no momento no qual, a criança tira uma ficha com a palavra, identifica a figura no caracol, e pronuncia com o auxilio da terapeuta.
  • Para pacientes com dificuldade de leitura e escrita pode ser utilizado figuras diversas com o intuito dele construir uma história e escreve-la podendo contar para seus pais quando chegar em casa. Ou ainda, fazer um ditado de A a Z utilizando a ordem que ele vai tirando as fichas, lendo, e escrevendo cada uma delas.
  • Para pacientes com atraso de linguagem pode ser explorado o som dos animais. Nesta atividade ele escuta o som, procura o animal correspondente a este som no tabuleiro, a terapeuta tira a ficha e lê o nome deste animal para a criança.
  • Para pacientes autistas, com alguma síndrome ou com alguma outra dificuldade pode ser utilizada essas mesmas estratégias ou utilizar sua imaginação para criar novas brincadeiras utilizando essa atividade.

É como eu disse, esta é apenas uma ideia que pode desencadear novas atividades para vocês utilizarem durante a terapia fonoaudiológica. Adapte este jogo para o seu paciente, crie novas regras e maneiras de jogar e divirta-se!

Espero vocês com mais dicas, novidades e informações fresquinhas na próxima sexta-feira ás 18:00 horas.

Até lá!

Fonte: http://www.soescola.com/2017/02/jogo-do-caracol-da-leitura.html (editado)

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz