Motricidade Orofacial

Trabalho conjunto da Fonoaudiologia e Odontologia

Olá pessoal, boa tarde!

No post de hoje vamos ver a importância do trabalho conjunto entre a Fonoaudiologia e a Odontologia já que ambas se completam, são grandes parceiras e devem caminhar juntas afim de ajudar seus pacientes.

Sabemos que alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.
A fonoaudiologia tem como um dos seus principais objetivos o restabelecimento destas funções visando o equilíbrio miofuncional.
Então, o trabalho da fonoaudiologia visa sobretudo prevenir, habilitar ou reabilitar as funções estomatognáticas. Sendo assim, devemos sempre levar em consideração a tão discutida relação forma x função. Tendo como prioridade a ortodontia, quando a forma está interferindo na função ou tendo como prioridade a fonoaudiologia, quando as funções estão interferindo na forma.
Por isso, a parceria entre FonoaudiologiaOdontologia é fundamental já que, possibilita a discussão de casos, cabendo aos profissionais envolvidos analisarem as prioridades do tratamento para cada paciente.
A fonoaudiologia é, realmente, uma grande aliada da odontologia e vice e versa sendo que, ambas as partes tem como objetivo principal o resultado do paciente que pode ser resumido num sistema estomatognático equilibrado, estável e uma face mais harmoniosa do ponto de vista estético.

Com isso, vale ressaltar a importância deste trabalho multiprofissional já que o paciente terá muito mais ganho com esta parceria e esta troca de experiência entre os profissionais.

E continue ligadinho neste site porque toda segunda, quarta e sexta às 18:00 hrs pelo horário de Brasília temos post novo e cheio de informações!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz